Abertura da exposição virtual Transfuture*

Exposição Transfuture* – Estreia dia 29.1 às 19h


Exposição Transfuture* reúne Beau Costa, Maria Léo Araruna, Pietra Sousa, Rômulo Barros e Rosa Luz, cinco artistas do Distrito Federal, com múltiplas investigações em arte. As obras exploram o potencial da imaginação de novos futuros na construção de caminhos divergentes da norma.

Disponível a partir do dia 29 de Janeiro de 2021 no site www.transfuture.etc.br, a exposição Transfuture* apresenta diversas linguagens, como performance, desenho, pintura digital, vídeo, escultura, música e literatura. O projeto tem curadoria de Isaac Guimarães e Yná Kabe Rodríguez e é uma das ações do Festival BOCADIM para 2021.

“O prefixo -trans indica ‘ir além de’. Criamos, então, o verbo transfuturar, que define o exercício de pensar futuros além da lógica corrente. Quando transfuturo, vejo no meu horizonte aproximações entre arte, gênero, memória e tecnologia. Nessa elaboração, me projeto podendo responder, por exemplo, quais são e quais foram as grandes artistas trans e travestis na História da Arte.” (Isaac Guimarães, curadoria)

“A Transfuture* é uma reunião de práticas diversas que se debruçam em investigações sobre autonomia. É um lugar onde as narrativas são retomadas e transformadas em potência de vida. É quando a prática artística é moldada pelo cotidiano ao mesmo tempo transgredindo o presente. “(Yná Kabe, curadora).

A exposição, como já mencionado, é uma das ações do BOCADIM – Festivalzim LGBTQ+, que em 2021, no mês de outubro, chegará a sua edição de número oito.

Informa-se, porém, que desenvolverá série de ações prévias à realização do festival, destacando-se a exposição transfuture* (janeiro de 2021), atividades formativas em maio para pessoas LGBTQ+ (oficinas de moda, cenografia, produção cultural, mixologia de drinks etc.), eventos como o 1˚ Seminário de Turismo LGBTQ+ do Centro-oeste e a segunda edição do Seminário A Outra Semana do Orgulho (junho de 2021); já em agosto, previsto um bate-papo on line em comemoração do dia da Visibilidade Lésbica e em outubro, portanto, a oitava edição do festival.

As primeiras ações e parte do festival contam com o fomento da SETUR/DF.

Serviço:

Exposição Transfuture* (virtual)

Data: Abertura 29 de janeiro, às 19h, abertura on-line, com transmissão ao vivo no canal BOCADIM Festivalzim LGBTQ no Youtube (http://bit.ly/canalbocadim)

Contatos para tratar da exposição propriamente:

Site da exposição: www.transfuture.etc.br

Instagram: @transfuture.etc.br
Contato por e-mail: transfuturebrasil@gmail.com

Telefone: (61) 98166-8702 (Isaac); (61) 61 9683-4803 (Yná Kabe)

Contato da coordenação geral do Festival BOCADIM:

Dayse Hansa – (61) 0 9136 3035

Link de imagens:

https://drive.google.com/drive/folders/1iTDlGBN9Co2uaxe1WvdU3yoJfkyCr6_R?usp=sharing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *