No mês em que Brasília celebra seus 60 anos, moradores do DF receberão a visita de arte e cultura debaixo de suas janelas e varandas com o projeto:

Brasília 60+60, do sonho ao futuro

A AAMA – Associação Artística Mapati realiza, neste mês de abril, serenatas ao cair da tarde e inicia a produção de uma série em animação 2D dividida em 6 capítulos sobre a construção de Brasília desde a visão de Dom Bosco.

A quarentena imposta em razão da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19) ainda não tem data para terminar; no entanto, a saudade de apreciar eventos culturais, ao vivo e presencialmente, está com seus dias contados.

Já que a recomendação é de que todos e todas fiquem em casa, a Associação Artística Mapati abre chamamento público para selecionar artistas, músicos e instrumentistas – no âmbito do projeto Serenatas de Abril Brasília 60 anos – que realizarão apresentações de serenatas ao ar livre em algumas localidades do DF: Plano Piloto (Asa Sul e Asa Norte), Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Sobradinho e Taguatinga.

Quanto à plateia, de suas janelas e varandas, e atendendo aos requisitos das medidas especiais de segurança, já pode ir preparando seus corações e ouvidos, pois a música e a arte irão lhe fazer uma visita para levar um alento de modo a que as pessoas positivem que tudo passará e compreendam que é necessário ficar em casa, evitando propagação da COVID-19 e minorando assim os efeitos deletérios do vírus.

Tons melodiosos e delicados irão caracterizar as serenatas que a programação reservou ao público. Serão portanto apresentações tipicamente calmas, musicalmente leves. Formato que propicia celebração à vida, ao afeto, à amizade e à família. Sua simplicidade, para uma geração conectada à velocidade do mundo virtual, faz com que as pessoas se conectem com si mesmas.

Em tempos de quarentena, nada melhor que a arte para entreter e suprimir o vazio que o confinamento pode provocar. Sozinho(a) ou entre familiares, momentos de apreciação musical permitem o bem-estar físico e emocional de todos e todas.

Outra ação do projeto é a produção de uma webserie Brasília 60+60, um sonho ao futuro, no gênero animação. Dividida em capítulos, a série apresenta uma linha do tempo da construção da Capital Federal. Os episódios trazem como temas: o sonho; o concreto e a política; as migrações humanas e ambientais; a arte e o futuro.

Aliando produção cultural e tecnologia, o projeto visa a compartilhar com os/as brasilienses, em seus lares, diversidade artística. “Tal iniciativa amplia o acesso à arte produzida por nossos artistas e convida o público a participar e interagir de forma segura das janelas e sacadas. Além do mais, será o nosso singelo ‘parabéns’ a nossa Brasília, pelos seus 60 anos”, garante Tereza Padilha, atriz e diretora que coordena o projeto Brasília 60+60, do sonho ao futuro, uma parceria viabilizada e instrumentalizada mediante termo de fomento assinado com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, consoante iniciativa do deputado Fábio Felix, que destinou emenda parlamentar ao projeto.

Serviço:

Serenatas de Abril

Projeto Brasília 60+60, do sonho ao futuro

Plano Piloto (Asa Sul e Asa Norte), Ceilândia, Cruzeiro Novo, Guará, Lago Norte, Sobradinho e Taguatinga.

De 21 de abril a 4 de maio de 2020

Apresentações a partir das 19h

Gratuito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *