17 anos de Profissão Arte!

O projeto Profissão Arte foi idealizado e criado em 2003 por Tereza Padilha, atriz e diretora teatral, fundadora da Cia Teatral Mapati e do Espaço Cultural Mapati. É resultado de anos de experiências e observações de Tereza, acumuladas desde a fundação da Cia em 1991.

O Profissão Arte foi um divisor de águas nos projetos que até então eram realizados pelo grupo Mapati. Surgiu para atender uma demanda de profissionais mais qualificados no setor da cultura, sobretudo no campo de backstage. As reduzidas oportunidades para a juventude no segmento também foram um fator decisivo.

Durante esses pouco mais de 17 anos de projeto, inúmeras oficinas foram oferecidas, para um público de diversas faixas etárias. O acesso gratuito às atividades segue sendo possível por recursos ora públicos, ora provindos da iniciativa privada.

A nova edição do projeto previa início em abril de 2020, contudo e razão da pandemia mundial, o projeto precisou ser adaptado e em virtude de decreto de emergência vigente até 31 de dezembro de 2020, suas oficinas ocorrerão à partir de novembro com participação gratuita de público previamente selecionado em formato virtual.

A coordenação do Profissão Arte, fechou uma parceria com o festival BOCADIM para ampliação da oferta das oficinas ao público LGBTQ+, portanto, membros do festival coordenarão as atividades que serão direcionadas especificamente a este público.

Público prioritário das oficinas:

• Familiares de pessoas em situação de privação de liberdade (cárcere) no Distrito Federal;

• Público LGBT.

RELAÇÃO DAS OFICINAS:

Público focal: LGBTQIA+ (têm prioridade na seleção)

Iniciação à Produção Cultural – Link para Inscrição: https://forms.gle/Vwywffvk6h4pW9ys9

Iniciação à Logística de produção – Link para inscrição: https://forms.gle/BdtfFDwSR5bC3nzHA

Iniciação à Cenografia – (Em breve)
Iniciação à Moda – (Em breve)

Público focal:
Familiares de pessoas privadas de liberdade (sistema prisional ou socioeducativo) – têm prioridade na seleção:

Iniciação ao Teatro – Link para inscrição: https://forms.gle/yk32MxnC2ZjgVs2o8

Iniciação à Cerâmica – Link para inscrição: https://forms.gle/BRow5qXBy8HL8xHg7

Iniciação ao Circo – (Em breve)

Iniciação à Produção Cultural – (Em breve)

SOBRE A PROPONENTE

A Associação Artística Mapati foi fundada em 1998 por artistas e grupos da cidade de Brasília. Desde então, mantém em seu quadro de associados(as) grupos e artistas de diversos segmentos e estéticas que realizam projetos e trabalhos artísticos e culturais marcados pela ampla preocupação com a responsabilidade social. Também mantém cadastros de Ente e Agente Cultural no Distrito Federal na Secretaria de Estado de Cultura e no Conselho da Criança e do Adolescente. A entidade é reconhecida pelo Ministério da Justiça desde 2010 como Associação de interesse público OSCIP/MJ.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *